As Dicas da Maju Ferreira para aumentar a libido são de quem entende do assunto. Uma das embaixadoras da Vibrio, a Maju está na reta final da sua graduação em Medicina.
Se você pensa que ela não tem tempo para mais nada: se engana! A Maju é uma influenciadora de sucesso ao abordar temas sobre o universo feminino. Dessa forma, ela fala sobre métodos contraceptivos, higiene íntima e, claro, relacionamentos.
A sexóloga Marcela Benati convidou a Maju para um bate-papo sobre libido.
Venha conferir o que rolou nessa conversa!
Passo a passo de Maju Ferreira para aumentar a libido
É comum que a libido diminua com o tempo. Para quem não sabe, a libido é o desejo sexual. Logo, questões hormonais, estilo de vida e menopausa influenciam no apetite sexual.
Em contrapartida, com o passar dos anos ganhamos o que os pesquisadores chamam de “sabedoria sexual”.
“Com a experiência de vida, as pessoas podem estar aprendendo mais sobre suas próprias preferências sexuais e os gostos e desgostos de seus parceiros”, diz Miriam Forbes, pesquisadora sênior da Universidade Macquarie em Sydney, Austrália.
Nesse sentido, as pesquisas indicam que, com o passar do tempo, o indivíduo ganha em experiência, habilidade, melhor comunicação e, acima de tudo, menos inibição na cama. Todos esses fatores contribuem para um sexo de maior qualidade.
Como aumentar a libido?
Alguns conceitos da pesquisa que eu citei acima casam-se muito bem com as dicas da Maju. Embora com a maturidade ganhamos mais sabedoria, a idade não impede que você busque melhorar a sua vida sexual.
Nesse sentido, a primeira coisa a se pensar é que não somos máquinas, mas humanos. Assim, não se cobre por desempenho.
1- Relaxe e não se cobre
Nem sempre o seu corpo e mente estarão disponíveis para o sexo. Além disso, a Maju destaca que agradar o parceiro (a) dentro de uma relação é sim importante. No entanto, você não deve colocar o seu prazer de lado. Muito menos, carregar uma autocobrança de estar sempre disponível para satisfazer o outro.
2- O despertar feminino é mais lento
O desejo sexual em corpos com vulva é diferente. Afinal, é outra anatomia e que depende, acima de tudo, de uma boa estimulação para o despertar do desejo. Como o sexo começa pelo cérebro e a mulher possui uma resposta sexual diferente da do homem, até o fato de como ela foi tratada pelo parceiro durante o dia vai afetar seu nível de desejo.
3- Dicas da Maju Ferreira para aumentar a libido: Estilo de vida
A libido, como já foi dito, pode sofrer alterações conforme os hábitos de vida do indivíduo. Nesse sentido, para manter uma saúde sexual em dia, fatores como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e cuidados com a saúde mental são cruciais.
4- Homens mais visuais mulheres mais sensoriais
Embora o toque físico seja importante para qualquer ser humano, os homens cis tendem a ter uma resposta sexual por meio do contato visual. Já as mulheres cis dependem de fatores mais sensoriais para entrar no clima. O que compreende carícias, toques físicos e até mesmo o ambiente.
Além disso, as mulheres demoram mais para atingir o orgasmo, também por questões fisiológicas. Enquanto um homem atinge o pico de excitação com 10ml de sangue para o genital, em contrapartida a mulher precisa de 200ml de sangue. É o sangue que vai deixar o pênis ereto, no caso dos homens, e aumentar o canal vaginal, bem como o clitóris feminino, no caso das mulheres.
O que é uma boa preliminar?
Preliminar, como o nome já diz, é tudo que fazemos para nos preparar para o sexo. Nas palavras da Maju, podem ser qualquer coisa, como tirar o gato do quarto, trocar o forro de cama, acender uma vela aromática, tomar um banho e por aí vai…
A dica então é estimular a sua mente para o sexo. Você pode fazer isso ao mandar uma mensagem picante para o seu parceiro (a), conversar sobre sexo e enxergar o seu companheiro também como um parceiro sexual. Ou seja, tenha o sexo como um tema importante entre o casal e não converse somente sobre educação dos filhos, boletos, etc…
Outra coisa importante é ter o hábito de se tocar. Sim! Mulher que se masturba é mais feliz com a sua vida sexual. Ademais, a autoestimulação contribuiu para a consciência corporal e faz com que você aprenda o que te dá prazer.
Como tornar isso uma rotina?
A Maju ensina a tornar o sexo parte da sua rotina. No entanto, o uso da palavra “rotina” não significa colocar o contato íntimo como uma obrigação ou frequência pré-determinada, não!
O que ela explica é sobre a importância de o casal manter uma frequência sexual, que não é fixa, e que pode mudar a depender da fase de vida e disposição. Afinal, o sexo deve ser algo que acontece de forma espontânea.
Assim, o mais importante é criar o hábito de falar com o seu par sobre sexo. Fale e pergunte sobre os desejos, fantasias. Testem posições novas. Escutem podcasts eróticos juntos. Leiam contos eróticos. Enfim, naturalizem o sexo.
Gostou destas dicas?
Confira mais detalhes sobre esse assunto e conheça mais sobre a Maju no vídeo a seguir:
Fontes: BBC Brasil; zenklub.