Atração é o que nos fazer querer se relacionar com uma pessoa! É o mesmo que admiração ou desejo que sentimos por alguém. Muitas pessoas se perguntam se é possível sentir atração por outra pessoa namorando. E sim, é possível e totalmente normal.
Quando estamos em um relacionamento, não estamos isentos de sentir. Por isso, decidimos trazer mais detalhes sobre esse assunto, que ainda é um tabu, além de um vídeo maravilhoso da Marcela Benati, sexóloga e terapeuta de casais aqui da Vibrio. Confira conosco a seguir.
É normal sentir atração por outra pessoa mesmo namorando?
Afinal, é normal sentir atração por outra pessoa, mesmo estando namorando? Muitas pessoas acham que isso é um tipo de traição e acabam nem comentando sobre o assunto. Mas a resposta é: sim! Sentir atração por outras pessoas não faz de você um indivíduo sem caráter.
Muitas vezes, mesmo estando em um relacionamento estável e duradouro, tanto mulheres como os homens, podem sentir algo diferente por outra pessoa de fora. Isso, teoricamente, não significar ausência de índole de uma pessoa.
É um assunto difícil de abordar, pois cada relacionamento é único e muito pessoal. Nenhuma relação é igual e cada uma tem suas especificidades. Mas, de modo geral, não é um erro se atrair por alguém. É importante ressaltar que gostar de algo na pessoa, como a personalidade ou detalhe físico é diferente de trair. Quando não há o contato físico ou sequer um flert, não infidelidade.
O que fazer quando isso acontece?
Uma boa dica é: guarde para si. Mesmo que sinta vontade de expor, se achar que a conversa terminará em brigas, é melhor deixar pra lá. Se a conversa não for acrescentar nada de positivo na relação, não vale a pena contar e se expor à briga.
Outra coisa que devemos fazer nessa situação é manter os limites. Ter uma “queda” por uma terceira pessoa é seguro, saudável e muito excitante. Mas se você está se dedicando exageradamente a um relacionamento que não acontece, pode acabar afetando o seu casamento.
O mais aconselhável é prestar atenção em suas atitudes e não confundir a fantasia com realidade. E por fim, mas não menos importante, espere para o sentimento passar.
Existe sempre uma data de validade para uma paixonite. A emoção de se sentir atraído por alguém de fora passa e, depois, a situação pode até parecer algo engraçado para você. Portanto, não precisa ficar martelando a própria mente, basta esperar.
- Leia também: Os 10 motivos mais comuns que levam à separação
É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?
Esse tópico é um pouco mais sensível! A resposta depende em grande medida do conceito de “amor” com que cada um lida, já que certamente o amor é um sentido universal, prazeroso, positivo e todos nós esperamos que seja algo recíproco.
No entanto, existem algumas variações para o que o amor romântico ou o gostar de determinada pessoa de maneira romântica, significa. Por exemplo, existe a variação do poliamor, onde entendemos que uma relação pode nem sempre relacionar somente duas pessoas.
Quando se está se acordo, se reconhece que é possível sim sentir o mesmo sentimento por duas pessoas de uma vez, conclui-se que é possível amar duas pessoas ao mesmo tempo. Mas há quem não aceite isso de forma alguma. Como foi dito, depende muito das vertentes de amor que cada um sente.
Aproveite para ver o vídeo maravilhoso da Marcela Benati sobre o assunto. Ela que é sexóloga e terapeuta de casais aqui da Vibrio está sempre trazendo vídeos novos.
Aproveite para ler: 10 sinais de que você está em um relacionamento saudável
Fontes: Metrópoles; Espaço Recomeçar; Psicologia; Doutor Jairo