roaching

Roaching: o que é e como identificar essa prática?

Relacionamentos são difíceis de manter em vários casos, especialmente quando são marcados por atitudes que os tornam tóxicos, como gaslighting, love bombing e até mesmo ghosting, especialmente em tempos de redes sociais. Uma prática comum que ganhou nome recentemente é o ‘roaching‘, que ocorre quando uma pessoa se relaciona com outra, mas esconde outros relacionamentos de sua parceria.

Segundo a assistente social clínica Jourdan Travers, do Psychology Today, essa prática não é considerada infidelidade pelos responsáveis, mas sim a manutenção de uma vida romântica em segredo de forma intencional. Diante desse assunto polêmico, decidimos trazer mais detalhes. Confira conosco a seguir.

O que é roaching?

Roaching, que deriva da palavra inglesa ‘cockroach’ (barata), refere-se ao ato de namorar ou sair com uma pessoa enquanto esconde dela o fato de ter outros relacionamentos, sejam eles sentimentais ou apenas sexuais. Curiosamente, o roaching é uma tendência em ascensão, seja como uma estratégia para conseguir uma relação sexual fixa ou como uma expressão de narcisismo.

Ter mais de um parceiro não é antiético, desde que seja consensual e totalmente transparente. Casais que praticam o poliamor muitas vezes vivem suas relações de forma feliz e saudável. No entanto, o roaching esconde essas dinâmicas, e quem descobre que é vítima dessa prática tende a se sentir usado, confuso e desorientado, podendo sofrer com dores emocionais tão devastadoras quanto as causadas por traições

Como identificar o roaching?

Detectar essa atitude pode ser um grande desafio, mas existem alguns sinais que podem ajudar a descobrir antes de ser tarde demais. Algumas formas são:

1. Extremamente reservado

O seu parceiro hesita em contar coisas sobre a sua vida pessoal, coisas do trabalho ou de casa. Ele evita revelar tudo que possui relação com seus interesses românticos potenciais.

2. Comunicação instável

Homens que praticam o roaching tendem a manter uma comunicação muito inconsistente. É comum que desapareçam por um tempo da vida de suas parcerias e depois voltam, como se nada tivesse acontecido.

3. Contradição

Mensagens contraditórias também são um sinal de alarme. Se eles enviam coisas que fazem você duvidar do seu afeto por você, é melhor ficar atenta.

4. Mudanças de planos repentinas

Esse é um dos principais sinais de alerta. Pessoas que praticam roaching tendem a mudar repentinamente os planos que haviam feito com antecedência ou simplesmente os cancelar sem qualquer motivo.

5. Não conseguem se comprometer

Outro indício de roaching é se ele evita discutir qualquer coisa ligada a relacionamento ou evita qualquer conversa sobre compromisso e exclusividade, deixando você insegura a todo o momento.

Por que alguém pratica ao roaching?

1. Medo

O medo da intimidade com a parceria, assim como do compromisso que uma relação séria exige é um dos motivos. Devido ao medo de se tornarem pessoas vulneráveis e da prisão emocional, eles preferem se proteger através do “roaching”. Essa prática permite a eles não somente evitar os desafios emocionais do romance, mas também a manterem-se suficientemente desapegados enquanto avaliam as opções que têm.

2. Baixa autoestima e insegurança

Uma razão pela qual uma pessoa pratica o roaching é a baixa autoestima e insegurança. Em casos assim, eles utilizam diferentes relacionamentos a fim de reforçar o seu valor e buscam, constantemente, por validação. A importância que diferentes parcerias atribuem temporariamente aplaca suas incertezas. Mas, a longo prazo, isso prolonga a ação de evitar emoções, impedindo os de enfrentar problemas ocultos.

3. Desejo por muitas pessoas

Esse é o motivo mais comum. É o desejo de experimentar relações com outras pessoas, com diferentes tipos de emoções. Muitos enxergam a exclusividade em um relacionamento como algo entediante e limitante. Logo, sonham com as diferentes emoções e aventuras que podem viver se relacionando com mais de uma parceira por vez.

Fontes: Metro World News; BAB; Metrópoles; CNN brasil

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *