Sexting: o que é, como praticar e se proteger, dicas

Sexting: o que é, como praticar e se proteger, dicas

Em tempos de tecnologia, como vivemos hoje, o sexting ganha muita força. Diversos casais utilizam os aparelhos eletrônicos, como celular e computador, para manterem suas relações quando não estão juntos. É uma maneira simples e eficaz de manter a relação ativa. Mas é preciso seguir algumas regras para fazer bem feito e, mais importante ainda, se proteger.

É preciso pensar bem antes de compartilhar conteúdo íntimo com alguém. Por isso decidimos trazer uma lista completa de como fazer e quais cuidados tomar. Confira a seguir.

O que é sexting?

Sexting é quando uma pessoa envia ou recebe mensagens de texto, fotos ou vídeos com conteúdo íntimo ou sexual usando o celular, redes sociais ou aplicativos de conversa, como WhatsApp ou Instagram.

Essas mensagens geralmente são trocadas entre pessoas que têm algum tipo de envolvimento romântico ou interesse afetivo. O termo vem do inglês, da junção das palavras “sex” (sexo) e “texting” (mensagem de texto).

Embora muitas vezes o sexting aconteça de forma privada e com consentimento, é importante lembrar que esse tipo de conteúdo pode vazar ou ser compartilhado sem permissão, o que pode causar problemas sérios. Por isso, é sempre bom ter cuidado e pensar bem antes de enviar qualquer conteúdo íntimo.

Como iniciar na prática de sexting?

1. Converse antes com a pessoa

Antes de qualquer coisa, é importante conversar abertamente com a outra pessoa sobre o interesse em praticar sexting. Verifique se ela está confortável com a ideia e respeite completamente a resposta, seja sim ou não.

2. Crie um clima de confiança

Sexting é algo íntimo e exige confiança mútua. Só compartilhe esse tipo de conteúdo com alguém em quem você realmente confia e com quem você se sinta seguro para trocar esse tipo de mensagem.

3. Comece de forma leve

Você não precisa começar com algo muito explícito. Pode ser uma mensagem mais sugestiva, um elogio com duplo sentido, ou uma frase mais provocante. O ideal é ir sentindo a resposta da outra pessoa e avançar aos poucos, sempre com consentimento.

4. Use palavras para explorar a imaginação

Muitas vezes, o desejo está mais nas palavras do que nas imagens. Experimente descrever situações, desejos ou sentimentos. Isso ajuda a criar conexão e evita a exposição por fotos ou vídeos.

5. Se decidir enviar fotos, pense antes

Se quiser enviar imagens íntimas, pense bem antes de fazer isso. Evite mostrar o rosto ou qualquer detalhe que possa identificar você, como tatuagens ou objetos do ambiente. Isso reduz os riscos em caso de vazamento.

6. Nunca pressione o outro

Cada pessoa tem seus limites. Se a outra pessoa não quiser continuar ou enviar algo, respeite. Forçar ou insistir transforma o sexting em algo invasivo, e isso nunca é saudável nem aceitável.

7. Use aplicativos mais seguros

Alguns aplicativos têm recursos que ajudam na privacidade, como mensagens que somem ou bloqueio de capturas de tela. Embora nenhum método seja 100% seguro, esses recursos podem ajudar a proteger melhor o conteúdo.

8. Apague o conteúdo se não quiser mais guardá-lo

Depois da conversa, apague as imagens ou mensagens que não precisa manter. Isso é uma forma de proteger a si mesmo e também respeitar a intimidade da outra pessoa.

Como se proteger durante o sexting?

1. Evite mostrar o rosto ou sinais de identificação

Quando for enviar fotos ou vídeos íntimos, prefira não mostrar o rosto, tatuagens, espelhos, roupas com nomes ou qualquer outro detalhe que possa te identificar. Assim, caso a imagem vaze, será mais difícil ligar a imagem a você.

2. Use aplicativos com recursos de segurança

Apps como Snapchat, Signal ou Telegram possuem funções como mensagens que desaparecem e alertas de print. Isso não impede 100% os riscos, mas adiciona uma camada de proteção extra.

3. Ative senhas e bloqueios no celular

Proteger seu celular com senha, reconhecimento facial ou digital evita que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo íntimo se você perder o aparelho ou ele for roubado.

4. Tenha cuidado com onde você armazena os arquivos

Evite deixar fotos ou vídeos íntimos salvos na galeria principal do celular ou em nuvens que sincronizam automaticamente. Prefira pastas protegidas por senha ou não salve se não for necessário.

5. Cuidado com o Wi-Fi público

Evite trocar conteúdos íntimos usando redes Wi-Fi abertas, como de cafés ou shoppings, por exemplo, pois elas são mais vulneráveis a ataques e interceptações.

6. Desconfie de pressões e chantagens

Se alguém te pressionar para enviar algo ou ameaçar divulgar conteúdo íntimo, pare tudo e procure ajuda. Isso é um sinal claro de abuso e pode ser crime. Ninguém tem o direito de forçar esse tipo de situação.

7. Tenha conversas abertas sobre consentimento

Certifique-se de que tudo está sendo feito com vontade e respeito. Sexting deve ser algo divertido, não uma obrigação. Se um dos dois não está confortável, é hora de parar.

8. Denuncie se for necessário

Se alguém divulgar seu conteúdo sem permissão, procure apoio. No Brasil, isso é crime, e você pode denunciar à polícia, à SaferNet ou procurar um advogado. Há também suporte psicológico e jurídico gratuito em muitos casos

Fontes: Glamour; Techtudo; eCycle

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *