Mitos e verdades sobre a primeira vez têm de monte por aí! Algumas histórias, verdadeiras ou não, são repassadas há muito tempo, alimentando assim vários mitos, principalmente a respeito das mulheres. Falar sobre a primeira vez delas ainda é um tabu, mas que precisa ser quebrado.
A maioria desses mitos serve para assustar as meninas, ou seja, foram inventados para as afastarem da satisfação dos desejos. Geralmente eles são fortalecidos por ideias conservadoras. Mas nós vamos mostrar um pouco do que é verdade e o que é mentira no meio disso tudo.
8 mitos e verdades sobre a primeira vez que todo mundo deveria saber
1. Nem todas as mulheres sangram na primeira vez
Essa é uma das mais polêmicas na lista de mitos e verdades sobre a primeira vez. Mas é verdade! É normal as mulheres sangrarem na primeira vez, visto que rompe o hímen. Mas nem todas passam por isso. Algumas meninas nascem com a membrana flexível. Então não é preciso se preocupar caso não tenha sangrado na primeira vez.
2. A primeira vez sempre dói
Mito! É mais comum ver meninas que sentiram dor, é claro. No entanto, existem casos onde elas não sentem qualquer incômodo. O parceiro, ambiente e o quão preparada psicologicamente ela está conta muito para a experiência. Se estiverem mais tranquilas, os músculos vaginais ficam mais relaxados. Portanto a penetração fica mais fácil de acontecer, eliminando as dores.
3. Não tem idade certa
A primeira vez pode ser algo planejado ou acontecer de repente. Então, fica claro que isso é verdade! Não existe uma idade certa para acontecer. Algumas meninas perdem com 16, 18 ou depois dos 20, por exemplo. E está tudo bem. O importante, no entanto, é estar preparada e com amadurecimento emocional e sexual para ter a melhor experiência.
Vale reforçar que, se você está planejando a primeira vez, converse com um ginecologista. A consulta com o profissional pode esclarecer várias dúvidas.
4. Nunca é boa
Esse é outro mito criado para assustar as mulheres. Portanto, a primeira vez pode sim ser prazerosa. O que vai contar aqui, como falamos, é o momento e o quão relaxada a mulher está. Além disso, o respeito do parceiro é essencial, pois é preciso ter calma. Sendo assim, de forma resumida, dá para ter uma ótima primeira vez, do jeito que sempre sonhou.
5. Não dá para engravidar de primeira
Mito! O corpo da menina já está preparado para a gravidez desde a primeira menstruação. Pode ser a primeira vez, mas a mulher corre sim o risco de engravidar. Sendo assim, o mais indicado é procurar por um ginecologista e conhecer os métodos contraceptivos ideais para o corpo em questão. Ressaltando que a camisinha é o mais recomendado, visto que protege também contra várias infecções.
6. A penetração nem sempre acontece de primeira
O corpo ainda não está acostumado com isso, portanto é verdade. Geralmente ela realmente não acontece. O ideal é estimular bastante, usar os dedos e muito lubrificante. Às vezes pode até acontecer uma pausa no meio da transa para se recuperar e preparar melhor. Não é preciso se desesperar, pois está tudo certo.
7. É preciso contar para a mãe
Outra forma de amedrontar as meninas. Não é preciso contar para a mãe, livre-se desse medo se não quiser. Isso é um mito! No entanto, se a menina estiver tranquila sobre isso, o recomendado é contar. As mães são ótimas e sensatas companhias em consultas ao ginecologista. Além disso, elas costumam a conhecer a saúde das filhas melhor do que ninguém.
8. Sexo oral é sexo
Verdade! A virgindade não está ligada somente ao hímen. Muitas meninas passam por situações complicadas, como alguém tentar convencê-la a fazer sexo oral para não perder a virgindade. Mas o sexo oral é sexo da mesma forma. Logo estará, de fato, perdendo a virgindade se o fizer.
Fontes: Azmina; Só Delas; Capricho; Pure Break