É comum declarar-se para a companheira, mesmo em relacionamentos de longa data. Preparar um jantar especial, planejar uma viagem a dois ou assistir a um filme no cinema são gestos apreciados. No entanto, em alguns casos, demonstrações de afeto constantes podem ser sinais de love bombing. Esse excesso de atenção pode ser um alerta para a saúde mental da pessoa envolvida.
Segundo a psicologia, o comportamento conhecido como love bombing está frequentemente associado ao transtorno de personalidade narcisista. Mas como identificar esse comportamento e quando se preocupar? Vamos falar sobre isso a seguir. Confira
- Leia também: 28 filmes e séries sobre relacionamentos abusivos
O que é love bombing?
O termo love bombing se refere a uma forma de manipulação emocional, em que uma pessoa exagera na hora de dar carinho, atenção e faz declarações de amor exageradas e com muita frequência ao parceiro. Com o tempo, o manipulador usa o afeto em exagero para controlar, por completo, o comportamento da outra pessoa.
O maior problema é que a prática pode gerar dependência emocional. O comportamento é bastante comum nos relacionamentos abusivos e apresenta vários perigos, visto que pode causar danos emocionais à vítima. Quem usa essa tática, normalmente o faz para ganhar rapidamente os benefícios de um parceiro em potencial, para que possa controla-lo facilmente.
Como identificar o love bombing?
Quando se está em um relacionamento assim, é possível identificar os sinais, embora eles possam ser mais evidentes para os outros do que para você mesma. Nessa fase, é comum sentir-se especial, compreendida e valorizada. Enquanto isso, amigos e familiares podem se preocupar, achando que o novo amor está indo rápido demais ou agindo de forma obsessiva. Alguns exemplos de love bombing incluem:
- O parceiro parece bom demais para ser verdade. Ele frequentemente diz que esperou por você a vida toda, que vocês foram feitos um para o outro e que está perdidamente apaixonado, mesmo após pouco tempo de convivência;
- Deseja estar sempre em comunicação com você;
- Parece compartilhar todos os seus interesses e concorda com todas as suas opiniões;
- Demonstra ciúmes de forma extrema e irracional, principalmente quando você passa muito tempo com outras pessoas, incluindo familiares;
- Compra muitos presentes e faz grandes gestos logo no início do relacionamento.
Por que o love bombing ocorre?
Mais do que a intenção de agradar o outro, essa overdose de afeto e demonstrações pode ter como objetivo chamar a atenção para si mesmo. “Essas pessoas sentem uma intensa necessidade de serem notadas como superiores e têm sentimentos e pensamentos de grandiosidade”, afirma Adriana Branco, Psicóloga especialista em TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) pelo Centro Psicológico de Controle do Stress e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade, em São Paulo.
Pessoas que apresentam o perfil love bombing encantam facilmente os parceiros, que se veem como pessoas especiais. “A pessoa se sente amada e desejada como nunca foi antes, porque os narcisistas podem proporcionar experiências afetivas, sexuais e de cuidados inéditas”, orienta Elaine Di Sarno, psicóloga especializada em avaliação psicológica e neuropsicologia.
Tudo isso, entretanto, visa somente o bem-estar pessoal. Esse exagero na busca pela admiração, de ser sempre o centro das atenções, provoca a satisfação ao indivíduo, reforçando ainda mais o comportamento. Sempre que o par aceita as ações do narcisista, há o reforço do controle que ele tem de toda a situação. “Trata-se de algo que ele necessita constantemente, pois dessa maneira suas fraquezas não serão expostas”, completa Branco.
Quais são os perigos do love bombing?
Não se deixe enganar. Embora pareça inofensivo, o love bombing pode ser perigoso por muitas razões.
1. Criação de dependência emocional
A pessoa que sofre desse tipo de comportamento pode se tornar emocionalmente dependente do lado manipulador. Essa avalanche de afeto e atenção acaba criando uma sensação de ligação rápida e intensa, o que faz com que a vítima sinta que encontrou a parceria perfeita para a vida toda.
2. Controle e abuso
Após estabelecer a dependência emocional, o manipulador pode começar a exibir comportamentos abusivos. O carinho e atenção do início começam a ser substituídos por manipulação, críticas e controle. Logo, a vítima se vê presa na relação, tendo dificuldades em sair. O motivo é a lembrança do carinho inicial e à dependência que criou.
3. Isolamento
Após a fase inicial de love bombing, o manipulador começa a isolar a vítima da família, amigos e demais fontes de apoio. O excesso de atenção e controle ainda leva a vítima a se afastar de outras pessoas, passando a depender somente do manipulador para encontrar apoio emocional.
4. Ciclos de abuso
Em muitos casos, o ciclo de love bombing é repetido. O manipulador costuma alternar entre fases de carinho intenso e fases de abusos constantes, mantendo a vítima “perdida” e ansiosa para recuperar o afeto inicial.
5. Impacto Psicológico
A manipulação no relacionamento pode ter sérios e intensos impactos na saúde mental da vítima, incluindo a ansiedade, baixa autoestima, depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). A vítima pode duvidar de sua própria percepção, sentindo-se confusa sobre o que é real.
Como se proteger do love bombing?
Não existem regras absolutas para amar e se relacionar, mas é fundamental estar atento aos sinais para evitar situações complicadas. Algumas maneiras de se proteger são:
- Fique atento se o parceiro parecer bom demais para ser verdade, especialmente no início da relação. Desconfie de mensagens e ligações incessantes, promessas de amor intensas e desproporcionais ao curto tempo de convivência, além de presentes em excesso.
- Faça uma lista com as características de um relacionamento saudável e compare: um bom relacionamento inclui diversos ingredientes em equilíbrio. Além da atenção, há empatia, carinho, respeito e escuta. Esses elementos são raros em pessoas narcisistas.
- Procure entender se está lidando com uma pessoa narcisista: essas pessoas tendem a ter uma necessidade constante de chamar atenção, um senso de importância inflado e falta de empatia.
- Seja realista consigo mesma. As características de quem pratica love bombing podem até parecer as de um parceiro ideal, mas olhe para o relacionamento como um todo e avalie se você está verdadeiramente feliz. Caso contrário, não hesite em sair antes de sofrer sérios danos emocionais.
Quem costuma ser a principal vítima?
As vítimas mais comuns de abusadores são aquelas com perfis mais vulneráveis no campo amoroso. Geralmente, são pessoas que amam mais seus parceiros do que a si mesmas. Muitas vezes, o alvo mais fácil é quem cresceu sem a presença paterna e enfrentou problemas de baixa autoestima na infância e adolescência.
Segundo psicoterapeutas, esses relacionamentos podem deixar um rastro de destruição emocional. Mesmo assim, as vítimas, ao serem abordadas, continuam sentindo falta dos mimos e das demonstrações excessivas de afeto. Quando o abusador começa a dar menos atenção, é comum que elas se culpem e se sintam inferiores.
- Aproveite para ler: 15 livros sobre inteligência emocional que você precisa ler
Fontes: Dialogando; Terra; Jornal Opção; UOL; Gaucha ZH; BBC; Revista Maire Claire