O hidratante vaginal é um produto realmente amigo da mulher. É perfeito para quem sofre de ressecamento na região íntima, ou seja, ajuda a amenizar esse e vários outros problemas, como ardências e dores na região.
Profissionais recomendam o uso do hidratante vaginal em qualquer período da vida, mas especialmente após a menopausa. Para facilitar a compreensão, trouxemos mais detalhes a respeito do produto.
- Leia também: Como os antidepressivos podem afetar a libido?
O que é o hidratante vaginal e para que serve?
A vagina responde quase que de forma imediata ao sistema imunológico da mulher. Dentre as mudanças do corpo, o ressecamento vaginal é uma realidade. Isso acontece quando a vagina passa por um desequilíbrio de pH.
O ressecamento pode causar irritação, coceira e até mesmo infecções em alguns casos. De acordo com a ginecologista Carla Montaldo Maruxo Youssef, esse problema é mais comum durante a menopausa. Mas o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e corticoides podem acelerar o processo.
Desse modo, o hidratante vaginal foi desenvolvido para ajudar a lidar com esse problema, visto que a mucosa não consegue produzir hidratação o suficiente para o conforto íntimo. Esse problema pode, ainda, causar infecção bacteriana ou fúngica, além de dor durante a relação sexual.
Além da menopausa, o ressecamento pode ocorrer por outros motivos. Após o parto, durante tratamentos de quimioterapia ou em períodos de estrese, por exemplo.
Qual é a diferença entre o hidratante vaginal e o lubrificante?
Quando o ressecamento vaginal passa a ser uma realidade, a mulher precisa se submeter a algum tipo de tratamento. Esse consiste em creme e gel para a vagina, na forma de reposição hormonal. Ou, em outros casos, o uso de hidratantes ou lubrificantes na hora do sexo. Mas qual é a diferença entre eles?
Lubrificantes íntimos
Os lubrificantes íntimos são produzidos principalmente à base de água na forma de um gel. É possível encontrar no mercado alguns modelos com cheiros e cores diferentes. No entanto, a nossa recomendação é que o produto seja totalmente neutro para melhorar o uso.
O Lubrificante Neutro a Base de Água da Vibrio, por exemplo, é tudo o que citamos. Desenvolvemos esse produto com água, glicerina, propilenoglicol, sacarina sódica, benzoato de sódio e hidroxietilcelulose. Sem cheiro e sem gosto.
O lubrificante serve para reduzir atritos principalmente durante o sexo. Sendo assim, o seu efeito é momentâneo, diferente do hidratante vaginal. Logo esse produto é indicado para pessoas que sofrem a secura durante o sexo.
Hidratante vaginal
Os hidratantes vaginais costumam ter em sua fórmula água, ingredientes para manter a viscosidade, pH e contaminação microbiana. Tudo isso sem utilizar hormônios. Sendo assim, serve para mulheres que tem contraindicações ao tratamento hormonal ou que simplesmente não querem utilizar hormônios.
Esse produto hidrata o tecido que está ressecado. Portanto, são absorvidos e se aderem ao interior da vagina, imitando as secreções e dando a sensação de umidade. O intervalo de aplicação varia de pessoa para pessoa. Pode ser de 2 a 3 dias.
- Leia também: 10 curiosidades inusitadas sobre o Viagra
Fontes: UOL; Vogue; Dicas de Mulher