exercícios de pompoarismo

6 exercícios de pompoarismo para melhorar a saúde e o sexo

Existem métodos simples e naturais que podem melhorar tanto a saúde do corpo quanto o bem-estar sexual, e um deles é o pompoarismo. Essa prática milenar tem ganhado popularidade por seus benefícios no fortalecimento do assoalho pélvico, o que pode ter um impacto significativo na saúde íntima e na satisfação sexual – no caso dos exercícios de pompoarismo.

Isso porque o pompoarismo envolve a contração e o relaxamento dos músculos pélvicos, ajudando a melhorar o controle sobre a região e a aumentar a sensibilidade durante as relações. Além disso, esse exercício também é eficaz na prevenção de problemas como incontinência urinária, disfunção erétil nos homens e incontinência fecal.

Por ser uma técnica acessível, que não exige medicamentos ou equipamentos elaborados, o pompoarismo pode ser praticado de forma simples no conforto de casa, proporcionando benefícios tanto para a saúde física quanto para o prazer sexual.

6 exercícios de pompoarismo

Para começar o pompoarismo, é interessante buscar a orientação de um profissional. Existem fisioterapeutas da área poderão indicar os melhores exercícios para cada indivíduo. No entanto, qualquer pessoa pode dar início à prática, salvo algumas ressalvas. Entre elas, caso esteja no início da gestação ou quando houver suspeita de algum tipo de infecção na região íntima.

Dito isso, confira a seguir alguns exercícios simples, mas que você já pode colocar em prática em sua rotina.

1- Fortalecimento da vagina

Para fazer esse exercício, não há necessidade de parar as suas atividades ou estar em uma posição específica. Assim, basta contrair os músculos da pelve por 2 segundos e relaxar por outros 2.

Para saber quais músculos você deve contrair e relaxar faça o seguinte. Quando for fazer xixi, interrompa a fluxo da urina e relaxe. São esses os músculos que você deve movimentar. Contudo, não faça os exercícios com a bexiga cheia. Afinal, tal procedimento pode causar infecções futuras.

2- Relaxamento da vagina

Novamente, para fazer esse exercício é necessário esvaziar completamente a bexiga. Por isso, vá ao banheiro e force até se certificar que a sua uretra expeliu a última gota. Em seguida, você vai contrair, de forma leve, a musculatura vaginal. Ou seja: os mesmos músculos que você contrai para segurar o xixi.

O próximo passo é forçar o relaxamento dos músculos. No entanto, faça isso de forma intensa, como se estivesse fazendo força para eliminar a urina Repita o movimento de rápida contração e, em seguida, de intenso relaxamento. Por fim, faça 2 séries de 10 repetições, com intervalo de 20 segundos entre cada rodada.

3- Sustentar a contração

Nesse outro exercício você deve manter a contração da pelve durante o máximo de tempo que conseguir. Dessa forma, contraia os músculos da pelve como se estivesse a segurar o xixi. Use um cronômetro para medir o tempo que você consegue manter a contração. Ao longo dos dias, tente aumentar o tempo da retração.

4- Exercício de consciência corporal

Apesar de mais difícil, é possível fazer esse exercício de pé ou deitada. No entanto, para facilitar as coisas, dê preferência em fazê-lo sentada. Em uma cadeira, e com os pés apoiados no chão, movimente seu quadril para frente, para atrás e para os lados, o máximo que conseguir.

Em seguida, insira as contrações da pelve, ao mesmo tempo que movimenta o quadril. Durante o exercício sinta cada músculo da sua vagina e perceba como ele se contrai, a depender da movimentação do quadril.

5- Coordenação motora

Um pouco mais difícil, esse exercício exige maior concentração. Afinal, você terá que sincronizar os movimentos junto com a respiração e expiração. Dessa forma, inspire o ar. Em seguida, solte o ar, ao mesmo tempo que contrai os músculos da pelve.

Tente expirar no mesmo ritmo que contrai os músculos. Repita o processo conforme a sua disponibilidade. Lembre-se que, para qualquer atividade física, quanto maior for a frequência, mais rápido será os resultados.

6- Exercícios com as bolinhas tailandesas

Após algum tempo de prática, é interessante introduzir acessórios durante a prática do pompoarismo. Nesse sentido, tenha em mãos uma bolinha de ben-wa. Antes de usar o acessório, no entanto, higienize-o com um produto específico.

Além disso, aplique lubrificante à base de água nas bolinhas, bem como na entrada do canal vaginal. Dessa forma, você evita possíveis lesões. Insira uma bolinha na vagina e, em sequência, contraia os músculos da pelve, a fim de sugar as outras bolinhas. Após introduzir todas as bolinhas em seu canal vaginal, você deve expulsá-las, uma a uma. Para isso, basta relaxar os músculos do assoalho pélvico.

Benefícios dos exercícios de pompoarismo

  • Contribuiu para a melhora na satisfação sexual;
  • Melhora a ereção ao elevar o fluxo de sangue para o pênis no momento íntimo, no caso dos homens;
  • Previne e auxilia no tratamento da incontinência urinária e fecal;
  • Para gestantes, contribuiu para a saída do bebê, em casos de parto normal;
  • Previne e trata doenças relacionadas à pelve;
  • Melhora a libido e contribui para a autoestima;
  • Regula o fluxo e alivia a cólica menstrual;
  • Diminuiu os sintomas da menopausa;
  • Facilita o orgasmo;
  • Fortalece os músculos do assoalho pélvico;
  • Previne a queda de bexiga;
  • Aumenta a irrigação da região pélvica e reduz a flacidez vaginal;
  • Auxilia no controle do vaginismo;
  • Previne miomas uterinos;
  • Colabora para uma maior lubrificação no sexo;
  • Retarda a ejaculação.

Enfim, razões não faltam para colocar em prática os exercícios de pompoarismo dentro da sua rotina. Afinal, você só tem a ganhar em questão de saúde íntima e prazer sexual.

Fontes: metropoles; vibracomigo; personare; fleurity; tuasaude.

Recomendados para você

One thought on “6 exercícios de pompoarismo para melhorar a saúde e o sexo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *