breadcrumbing

Breadcrumbing: o que é, quais são os sinais e como lidar?

Em tempos de redes sociais e aplicativos de relacionamento, manter uma relação não é fácil (embora começar um relacionamento seja). Existem vários comportamentos problemáticos mais acessíveis e, com isso, novos termos que os descrevem. Ghosting, gaslighting e love bombing são alguns dos mais comuns. Mas o que está ganhando força nos debates é o breadcrumbing.

Com o aumento do número de usuários de aplicativos de namoro como Tinder e Bumble, por exemplo, esses termos ajudam a descrever as experiências e sentimentos dos usuários tanto nas redes sociais, quanto nos demais ambientes. Preparamos uma explicação mais profunda de breadcrumbing. Confira a seguir.

O que é breadcrumbing?

Em inglês, “breadcrumbs” significa “migalhas de pão”. Esse termo refere-se a uma maneira de manipulação, seja ela intencional ou não, que normalmente acontece quando alguém dá um pouco de atenção a outra pessoa, somente para mantê-la sempre interessa e presa, sem qualquer intenção de se comprometer intensamente com a mesma.

Quem age intencionalmente pode fazer isso para conseguir atenção, validação ou controle, ou somente para viver as partes mais divertidas de uma relação, sem precisar se prender. Mentir para uma pessoa mantém ela por perto, fazendo com que ela não procure por outra relação estável, real e confiável.

Outros podem simplesmente estar confusos sobre o que realmente querem, ou podem não sentir se à vontade com a intimidade devido a sua criação e traumas de uma vida. Logo, essas pessoas podem ainda se sentir incapazes de se envolver em relações autênticas e saudáveis.

Não importa o motivo que leva alguém a praticar o breadcrumbing, o impacto disso pode ser extremamente prejudicial a vítima e durar anos.

5 sinais de que você passa pelo breadcrumbing

1. A pessoa só aparece quando você está perdendo o interesse

Se o outro lado só decide lhe dar atenção quando sente que você deseja desistir, isso pode ser um sinal de que ele só está interessado em lhe manter por perto, não em tomar alguma atitude real.

2. Ele se mostra menos interessado do que você

Outro grande sinal é se a pessoa raramente inicia o contato por contra própria ou simplesmente demonstra falta de interesse em você. Ele também pode fazer planos com você, mas costuma cancelar ou não aparecer, dando desculpas e se mostrando ocupado demais, inclusive, pode focar ausente por grandes períodos de tempo.

3. Você não sabe qual é a sua posição em relação a ele

Um sinal para prestar muito a atenção é que, como as pessoas que praticam isso são muito esporádicas, imprevisíveis e inconsistentes, por diversas vezes você pode ficar confusa e frustrada depois de uma interação direta.

4. Conversas rasas

As mensagens da pessoa costumam ser caracterizadas por flertes e brincadeiras? Inclusive, as conversas são muito evasivas? Se, quando você tentar ser mais séria numa conversa, ele se mostrar sem vontade, irritado ou entediado, mudando de assunto constantemente, isso pode ser um forte sinal de breadcrumbig.

5. Ações desalinhadas

Se a pessoa tenta te convencer de algo com falas rasas e ambíguas, sem qualquer ação que sustente suas palavras, isso pode ser um forte sinal de breadcrumbing. Ela pode não fazer com que você sinta que não quer perde-la ou o que ela promete, mas não bate com o fato de que não exista qualquer atitude que confirme as promessas.

Por que alguém pratica o breadcrumbing?

Existem algumas hipóteses que explicam o motivo de alguém praticar isso. Uma delas é o medo de terminar um relacionamento. É o medo de enfrentar a situação e ser sincero com a pessoa. Assim, o medo de prejudicar o outro lado comunicando o que realmente sente e pensa da relação.

Outra hipótese é a alimentação do próprio ego. Ter uma pessoa apaixonada e interessa pela relação, a qual não ocorrerá de fato, faz com que quem pratica, fique com o ego bem alimentado e sentindo-se melhor consigo mesmo.

De acordo com um estudo publicado por Zamorano, o bradcrumbing aumento muito nos últimos anos, tanto o romântico como o laboral, quando uma empresa mantém um empegado iludido de que ele é o candidato ideal para a empresa, fazendo com que o mesmo crie expectativas de que em um curto período de tempo, fará parte da equipe. O que realmente não acontece.

Como lidar com o breadcrumbing?

Perceber que está sendo vítima de práticas assim não é uma tarefa simples. Mas, se você notar que algo está indo mal, pode descobrir se alguém está se comportando assim. E se for vítima, existem algumas maneiras de lidar, como:

  • Analisar a situação de modo objetivo. Quem pratica isso, consegue fazer com que a vítima sinta-se culpada por tudo, porque ela é insegura. Mas, é preciso analisar bem a situação da forma mais objetiva possível. Pode parecer normal para você, receber uma mensagem da pessoa a cada duas ou três semanas. Mas não é!
  • Imponha limites. Mesmo se a outra pessoa não quiser criar intimidade, deixe claro os seus limites. Se mesmo assim a pessoa não reagir, você saberá que não está em um relacionamento saudável.
  • Você sente cada vez mais que está ocupando o espaço que não é seu e sentindo-se culpada. A vítima tende a acreditar que é normal ter uma relação onde os momentos íntimos são poucos ou nenhum, por mais que o tempo passe. Diante da situação, é preciso tomar uma atitude drástica e deixa-la para trás.

Aproveite para ler: Relacionamento narcisista: 14 sinais de que você está em um

Fontes: A Mente é Maravilhosa; Olhar Digital; Forbes; Psicologia; Capricho

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *