Existem alguns benefícios do sexo na menopausa que muitas pessoas não conhecem. E são coisas que as mulheres precisam se atentar para passar por essa fase natural da melhor forma possível. No entanto, sabemos que esse assunto não é muito tratado, visto que a sexualidade feminina ainda não é discutida como se deve.
A menopausa é um período marcado pelo envelhecimento das mulheres. E por isso as relações sexuais passam por um momento complicado. Abordaremos agora esse tema de forma explicativa, como forma de incentivar as mulheres a manter suas relações na menopausa.
7 benefícios do sexo na menopausa que devem ser conhecidos
Antes de passar diretamente para a lista, vamos explicar mais sobre o que é a menopausa. Esse nome corresponde ao último ciclo menstrual das mulheres, ou seja, a última menstruação. Normalmente ocorre entre os 45 e 55 anos. Mas algumas mulheres começam a sentir esse impacto por volta dos 40. Essa é a chamada “menopausa prematura”.
Sua principal característica é a pausa na menstruação. Assim, diversas pessoas a encaram como um problema de saúde. Mas ressaltamos que a menopausa precisa ser vista como um processo natural, e não como uma doença. Mesmo que muitas mulheres sofrem com os sintomas, como, por exemplo, ondas de calor, alteração no sono, mudança de humor e até mesmo atrofia nos órgãos genitais.
Exatamente por isso, preferem deixar as atividades sexuais de lado. Mas listamos os benefícios de manter a vida sexual ativa nesse período.
1. Melhora a qualidade do sono
Durante a menopausa, as mulheres costumam enfrentar problemas para dormir. No entanto, o sexo pode melhorar a qualidade do sono, visto que ajuda a reduzir a ansiedade e produz o relaxamento. Em paralelo a isso, estimula o sono. Vale ainda ressaltar que, com o sono regulado, os níveis de estresse durante o dia também são reduzidos.
2. Aumenta a sensação de bem-estar
Mudanças de humor, principalmente aumento da irritação é algo comum durante a menopausa. Mas a rotina sexual pode aumentar a sensação de bem-estar. Durante o sexo, são liberados no corpo alguns hormônios que trazem essa sensação boa. E isso acontece independentemente da existência ou não de um orgasmo.
Então, especialistas recomendam não deixar as práticas de lado durante essa fase. Tomando os cuidados corretos é possível passar pela menopausa sem problemas.
3. Melhora a autoestima
Durante a menopausa, as mulheres costumam sofrer com a aparência, visto que os hormônios estão aflorados. Mas o sexo nesse período pode ajudar a melhorar a autoestima. As mulheres que possuem uma intimidade maior com os seus parceiros tendem a ter uma melhor percepção corporal.
O sexo dá a elas a segurança e percepção de que são desejadas. Sendo assim, elas começam a se ver de uma forma mais carinhosa e sem muitos julgamentos.
4. Reduz o estresse
Um dos benefícios do sexo na menopausa é a redução do estresse. A irritação é uma das principais e mais marcantes coisas da menopausa. Mas o sexo pode ajudar nesse quesito, uma vez que abaixa o cortisol, que são hormônios do estresse no organismo.
5. Fortalece o sistema imunológico
Poucos sabem, mas a troca de saliva com o parceiro ou parceira pode fortalecer o sistema imunológico. E isso é muito importante principalmente durante a menopausa. Além disso, o contato direto com os fluídos corporais do outro também ajudam.
6. Melhora a secura vaginal
Muitas mulheres deixam de fazer sexo durante a menopausa por causa da secura vaginal. No entanto, as relações sexuais ajudam a melhorar os sintomas associados ao desbaste das paredes vaginais e secura vaginal. Isso porque o sexo promove a circulação de sangue na vagina. Assim, o tecido fica mais saudável aumenta a lubrificação natural.
7. Ajuda a aliviar dores
Quando dizem que o “sexo cura”, não estão mentindo. Portanto, indica-se durante esse período para promover o bem-estar e também aliviar diversas dores, visto que endorfinas são liberadas durante a atividade sexual. De acordo com profissionais da saúde, o orgasmo age como um medicamento natural do corpo.
- Leia também: Libido na menopausa: como aumentar o desejo sexual?
Referências Bibliográficas
Scavello I, Maseroli E, Di Stasi V, Vignozzi L. Sexual Health in Menopause. Medicina (Kaunas). [Internet]. 2019 [acessado em 31 de janeiro de 2023];55(9):559. Disponível em: https://doi.org/10.3390%2Fmedicina55090559
Holland K. Can vaginal atrophy be reversed? [Internet]. Healthline. 2021 [acessado em 3 de fevereiro de 2023]. Disponível em: https://www.healthline.com/health/womens-health/can-vaginal-atrophy-be-reversed