Durante um encontro, precisamos nos atentar a diversos detalhes, principalmente se a nossa intenção é ir mais além com o parceiro. Se de repente ele começar a falar mal da ex-companheira, tratar mal o atendente da mesa ou não parar de falar sobre si mesmo, precisamos ligar um alerta. Pode se tratar das famosas bandeiras vermelhas.
Também chamadas de “red flags”, as bandeiras vermelhas podem nos livrar de situações complicadas no futuro. Por esse motivo, trouxemos uma explicação mais profunda e os sinais que precisamos observar. Confira a seguir.
O que são bandeiras vermelhas no relacionamento?
“Bandeiras vermelhas” ou “red flags” são pistas, sinais de alerta de que algo não está ocorrendo como deveria no relacionamento. Muitas vezes, esse pequeno sinal pode não indicar algo no presente, mas sim no futuro.
Essas bandeiras podem estar relacionadas a diversas questões, que vão desde a dificuldade do parceiro “em encontrar espaço e disponibilidade para a relação” até a relação que mantém “com a família de origem”.
Podemos perceber isso ao observar como os parceiros mantêm relação com seus próprios valores, crenças e objetivos de vida, assim como a forma como compartilham tudo isso com você. As bandeiras vermelhas podem ser notadas por meio de piadas de mau gosto que te deixam desconfortável até a forma como ele fala, seja elevando a voz ou fazendo gestos que sugerem agressões ou coisas do tipo.
16 bandeiras vermelhas em relacionamentos que indicam alerta
1. Ele sempre fala mal das ex-namoradas
Se um homem descreve suas ex-namoradas como “problemáticas” o tempo inteiro, existem grandes chances de que o problema resida nele mesmo. Isso porque ele é incapaz de encarar suas próprias atitudes que podem ter levado ao término. Em algum momento, você também estará na lista de “ex-namoradas complicadas”.
2. Mentiras nas perfis dele nas redes sociais
É muito normal que uma pessoa pareça mais feliz nas redes sociais, mas é preciso ficar atenta quando o parceiro que você está se relacionando, começa a apresentar uma vida mentirosa na internet.
3. Ele não se atenta a você
Não estamos falando de coisas básicas como esquecer o seu nome às vezes ou sua cor favorita. É não prestar atenção quando você conta algo importante da sua vida, seus interesses ou tradições. É necessário perguntar-se se essa pessoa está, de fato, interessada em você ou só quer alguém para inflar o ego.
4. Você não sente vontade de apresenta-lo aos seus amigos
É muito comum ver principalmente mulheres que não gostam de apresentar seus novos companheiros aos amigos. Algo diz que isso não é uma boa ideia e isso pode ser um sinal ruim. É preciso refletir muito bem sobre essa decisão.
Após fazer várias análises, a resposta do por que vai fazer com que identifique a bandeira vermelha que ainda não havia percebido!
5. Ele te insulta “de brincadeira” com frequência
Mesmo que seja de forma descontraída, “na brincadeira”, ser xingada não é uma coisa legal, principalmente quando esse xingamento atinge um ponto frágil. Sarcasmo, piadas pesadas e um senso de humor maligno podem te fazer prestar mais atenção no parceiro. Brincadeiras saudáveis entre o casal e piadas malvadas que fazem o outro sentirem-se mal são coisas totalmente diferentes.
6. Ele briga quando vocês passam tempo separados
É comum que, principalmente no começo do relacionamento, você queira estar sempre perto da pessoa com quem se relaciona. Mas, essa prática corriqueira pode fazer com que vocês percam totalmente seus sensos de identidade, o que torna o tempo para si extremamente importante.
- Leia também: 28 filmes e séries sobre relacionamentos abusivos
7. Ele depende de aprovação constantemente
Conviver com inseguranças é normal! Mas depender da validação de outras pessoas para se sentir bem é algo preocupante. De acordo com profissionais, um parceiro que precisa de reafirmações constantes de amor, coloca muita pressão sobre o relacionamento.
Uma das formas de resolver esse problema é construindo um senso de autoestima com a ajuda de um profissional da saúde mental.
8. Ciúme incontrolável
O fato de sentir ciúmes não é bem uma bandeira vermelha, mas a maneira como se lida com ele, sim! Embora seja válido conversar sobre o sentimento em questão, não é obrigação sua “curar” o parceiro do ciúme doentio. Ao destacar suas experiências e pontos de vista, é preciso que ele pratique a autoconfiança e a confiança em você.
9. Você se tornou o único apoio dele para lidar com traumas
Qualquer pessoa pode ter traumas e problemas de saúde mental e, mesmo assim, entrar em um relacionamento. Mas é importante que procure ajuda profissional em vez de depositar toda a sua fé de melhoria em você. Em hipótese alguma você pode ser o único porto seguro do seu parceiro.
Em casos assim, é necessário perguntar a si mesma sobre para onde você quer que o relacionamento vá e se tem a energia, paciência e uma base sólida para trabalhar constantemente essas questões.
10. Ele pratica manipulação emocional
Existem relacionamentos em que o parceiro tenta distorcer a realidade constantemente, tentando convencer de que a parceira está “louca”. Isso se manifesta por meio de frases como “eu nunca falei isso”, ou pela minimização de sentimentos, como falar “o que eu fiz não foi nada demais. Você está fazendo drama”.
Essa é uma das principais bandeiras vermelhas para que você se afaste. Ele sempre vai usar sua vulnerabilidade, fazendo com que você acredite que é culpada por qualquer que seja o problema. Ao notar isso, procure apoio de pessoas que te façam sentir-se segura, como um amigo, um membro da família ou psicólogo. Alguém que você possa conversar.
- Leia também: Como a ansiedade pode afetar os relacionamentos?
11. Seus amigos não querem ficar perto dele
Especialistas sugerem que você pergunte para os seus amigos quais são as razões pelas quais eles não gostam de passar o tempo com o seu parceiro. Mesmo que sejam respostas difíceis, é importante que você saiba para conseguir analisar melhor o seu próprio relacionamento.
12. Seus limites físicos não são respeitados
Coisas simples como: ele não para de fazer cócegas quando você implora, gosta de ficar dando tapas e mordidas “de brincadeira”, mesmo você pedindo para parar, atente-se. Esse comportamento pode escalar rapidamente e seus limites se tornarão coisas banais e impossíveis de respeitar no futuro.
13. Ele expressa sua raiva sempre de forma agressiva
Todo mundo sente raiva uma hora ou outra. Isso é normal! Mas, se o seu parceiro tem atitudes agressivas, como socar a parede ou quebrar as coisas, acenda a sua alerta. De acordo com profissionais da saúde mental, esses comportamentos podem escalar para outros tipos de violência.
14. Ele é rude com as pessoas que o cercam
Se o seu parceiro apresenta ser muito legal com você, mas trata as outras pessoas mal, como o garçom ou porteiro, por exemplo, fique atenta. Vivemos em uma cultura que desvaloriza muito os trabalhadores que ocupam cargos como esse. Então, se a pessoa com quem você se relaciona está entre os “agressores”, não será diferente com você no futuro!
Isso também vale para quem apresenta algum tipo de preconceito, como racismo, machismo e homofobia, por exemplo. Procure manter distância de companheiros assim.
15. Ele avança muito rapidamente em um relacionamento
Essa prática tem um nome: love bombing. Ela se torna preocupante quando uma pessoa tenta manipular a outra a entrar em uma situação de dependência emocional. E não para por aí. Os sinais de love bombing incluem ainda a tentativa de, por meio do afeto, isolar uma pessoa em um relacionamento.
16. Ele se recusa a aprender com erros passados
Se você já viveu maus relacionamentos no passado, é preciso ter aprendido com eles antes de engatar um novo. E se já está e um relacionamento e algo ruim aconteceu, você precisa evitar que isso volte a acontecer. O mesmo vale para o seu parceiro.
Reflitam juntos sobre coisas que fragilizaram a relação e não permita que ele volte a cometer o mesmo erro ou, como é mais comum, que ele ignore o que aconteceu.
Aproveite para ler: Os 10 motivos mais comuns que levam à separação
Fontes: Isto É; Plantão dos Lagos; Capricho; Panorama Mercantil; Psy Meet Social